NOVAS FIBRAS NANOMÉTRICAS COM ROBUSTAÇÃO EXCEPCIONAL

Os pesquisadores desenvolveram um processo capaz de produzir fibras ultrafinas, cujo diâmetro é medido em nanômetros, que são excepcionalmente fortes e difíceis. Essas fibras, que devem ser baratas e simples de produzir, podem ser os materiais apropriados para muitas aplicações, como coletes à prova de balas e uma infinidade de nanocomposites.

O novo processo, chamado de electrospinning de gel, é a criação de Gregory Rutledge e Jay Park do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Cambridge, Estados Unidos.

Na ciência dos materiais, como Rutledge observa, há muitos dilemas. Normalmente, os pesquisadores podem melhorar uma característica de um material, mas ao mesmo tempo leva a um piora em um diferente. Força e dureza são um pouco desse tipo: geralmente, quando você obtém mais força em um material, ele perde alguma dureza. No entanto, nas fibras feitas pelo novo processo, muitos desses dilemas são eliminados.

Graças ao novo processo, agora é possível obter um material que tenha ao mesmo tempo uma força muito alta e alta dureza. Foram fabricadas fibras de polietileno ultrafinas que atingem ou excedem as propriedades de alguns dos materiais fibrosos mais fortes, como Kevlar e Dyneema, que são utilizados para várias aplicações, incluindo coletes à prova de balas.

Em comparação com fibras de carbono e fibras cerâmicas, que são amplamente utilizados em materiais compósitos, as novas fibras de polietileno de gel eletrohiladas têm forças semelhantes, mas são muito mais difíceis e têm uma densidade menor. Isso significa que, peso em peso, eles excedem os materiais padrão por uma ampla margem.

Fuente: Noticias de la Ciencia

Comentarios