AUMENTO DA TEMPERATURA AMEAÇA A PRODUÇÃO AGRÍCOLA MUNDIAL

O aumento da temperatura global reduzirá a produção de grandes culturas, de acordo com um estudo publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences. "Observamos que há um alto risco para a produção agrícola, que já está estagnada em certas regiões do mundo", explica um dos autores do estudo e pesquisador do CSIC no CREAF, Josep Peñuelas.

Culturas como trigo, arroz, milho e soja são vulneráveis ​​às mudanças climáticas e isso pode representar um problema sério para as sociedades humanas, especialmente para os países em desenvolvimento e para aqueles que vivem em áreas onde o clima é mais pronunciado. Não em vão, essas quatro culturas representam dois terços da ingestão de calorias do ser humano. Portanto, "é essencial avaliar o impacto do aumento da temperatura global na produção dessas e outras culturas para garantir o suprimento de alimentos em todo o mundo", adverte Peñuelas.

Os resultados obtidos, embora heterogêneos de acordo com diferentes zonas da Terra, confirmam que o aumento de temperatura terá impactos negativos nas culturas a nível local, regional e mundial. O estudo mostra que, para cada grau centígrado de aumento médio de temperatura no nível global, haverá uma redução de 6% na produção de trigo; 3,2% em arroz; um aumento de 7,4% no milho; e 3,1% na produção de soja. As previsões são ainda pior para os quatro principais países produtores de milho. Os Estados Unidos veriam a produção diminuída em 10,3% e a China em 8% por cada aumento de C °. Juntamente com o Brasil ea Índia (que sofreria um menor declínio), esses quatro países produzem dois terços do milho mundial.


A pesquisa é uma síntese de estudos anteriores e foi feita combinando quatro métodos analíticos diferentes, o que reforça as conclusões alcançadas pelos pesquisadores. "Agora é necessário implementar medidas eficazes para se adaptar às mudanças climáticas e cultivar variedades geneticamente resistentes para garantir a segurança alimentar das pessoas", diz o pesquisador.

Como todas as previsões, eles têm um certo grau de incerteza. Mas o fato é que os registros históricos mostram como, no último século, a temperatura aumentou em média 1ºC nas áreas onde essas culturas crescem. E para o futuro, sendo otimista, espera-se que a temperatura aumente em 2100 em 2,5°C em comparação com os níveis pré-industriais, como explicado por outro estudo envolvendo Josep Peñuelas.

Fuente: CREAF

Comentarios